Pular para o conteúdo principal

Escritores brasileiros que estão no meu coração

Apesar de não me considerar O exemplo de patriotismo, gosto de conhecer um pouco da arte brasileira, seja em filmes, músicas e literatura. Meu coração tem espaço para escritores de todas as nacionalidades, mas hoje vou falar brevemente sobre os brasileiros que me cativaram de forma especial.

Fonte: http://www.luizberto.com/wp-content/uploads/2013/12/4083.jpg
Érico Veríssimo (1905-1975)
Érico nasceu na cidade de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul. Suas obras trazem bastante da história, costumes e política gaúchas da época. Eu particularmente amo autores que falam sobre suas terras natais nos livros, me fazem querer viajar e conhecer outros lugares! Os livros que li tinham uma linguagem bela, romantismo, aventuras e críticas políticas e sociais. As semelhanças nas histórias são notáveis, e alguns críticos consideram um ponto fraco. Já eu adoro! Quase todos me prenderam no enredo, me fizeram sonhar, mas não de uma forma melosa. 
Dele são os meus preferidos: Clarissa, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo
Obs: Não gostei de "Gato preto em campo de neve", nem consegui terminar!


João Ubaldo Ribeiro (1941-2014)
Com o falecimento do João Ubaldo Ribeiro morreu também meu sonho de encontrá-lo numa pracinha de Itaparica. Eu realmente tinha vontade de vê-lo pessoalmente um dia, mas não fiz nada para executar esse sonho. Ficou o aprendizado de correr atrás do que desejo!
Fonte: https://tionitroblog.files.wordpress.com/2015/07/joc3a3o-ubaldo-ribeiro-anos-80.jpg?w=900&h=391
Suas obras têm um forte teor sarcástico, não poupando nada nem ninguém. Trazem também profundas críticas sociais e políticas, muitas vezes com tom pessimista e cínico. São obras que divertem*, mas que devem ser lidas com atenção. 
Dele são meus preferidos: Viva o povo brasileiro (aconselho a todos lerem, sério!) e A casa dos budas ditosos 
*Uma grande amiga não teve lá muita diversão ao ler 'Diário do farol' . É um livro que em toda a sua extensão trata da maldade, mas apesar de achá-lo meio denso, gostei bastante.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYLm_oLQnqpAjiwMRFmbinNRm0-oEClGuYud3t0i5VMIQXPF-6wMbovoAEtgc047hORvBQw_M7DHvZzcnCJp6hRC1lAqyvYA9dD8dWv3FZ8uYsXUvB14Q-fuh30-_KTXuzUG5epYv4lvc/s1600/MACHADO+DE+ASSIS.png

Machado de Assis (1839-1908)
Caro leitor, pode parar com esse desdém estampado no rosto. Sim, sei que é clichê, mas não poderia deixar de citá-lo! Recentemente achei um exemplar dele num bazar e ao reler o livro minha paixão pelo Machadão (rimou!) voltou! Figurinha presente em todo programa de literatura do ensino médio, alguns adolescentes podem achar a leitura maçante e complicada. Minha dica é: Foque nas entrelinhas e no humor irônico, vai se divertir e refletir muito! Inclusive o que me faz gostar mais das suas obras não é a forma, mas o conteúdo, cada linha tem infinitas nuances. 
Dele são meus preferidos: Dom Casmurro (ok,ok, mais clichê) e Memórias póstumas de Brás Cuba (como não amar uma história escrita por um defunto?haha)
Obs: Não curti "Helena", um romance meio sem graça e lento, ainda que tenha um enredo interessante (bem novela das 9!).


Comentários

  1. Sem dúvida, escritores fantásticos!
    Adorei o teu blog e vou seguir para não perder nenhum post!
    Visita o meu blog para também não perderes posts fantásticos : http://keepingupwiththesister.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o post, eu amo ler Todos eles, esses escritores são realmente bom no que faz beijo.
    www.ficarbem.com

    ResponderExcluir
  3. Machado de Assis sempre foi meu preferido! Adorei o post!
    http://www.karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sim, temos ótimos escritores e esses escolhidos por você são incríveis!
    Gostei muito do seu post e do blog.
    Beijos,
    Cidália (contos da cabana).

    ResponderExcluir
  5. Boas escolhas, Bruna!
    Gosto da obra deles também. Acabei de ler "viva o povo brasileiro" de João Ubaldo Ribeiro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Dos autores citados o que tem um lugar de destaque no meu coração é Machado de Assis. Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Já falei demais!Deixe seu recado:

Postagens mais visitadas deste blog

O Nome da Rosa - Umberto Eco

  Li novamente essa obra, que é minha história de suspense preferida. Mas a série de mortes ocorridas em uma abadia na Itália medieval é apenas um dos elementos das múltiplas camadas desse livro. Demorei meses para percorrer o labirinto de suas páginas, tão fascinantes e misteriosas quanto a fantástica biblioteca da abadia, talvez um dos personagens mais importantes da história. Essa edição que me presenteei é linda, possui tradução dos trechos em latim e um envolvente texto escrito pelo autor, onde ele relata o processo de criação do livro, unindo humor e informação, afinal “ admittenda tibi Joca sunt post seria quaedam “

Para o menino que brinca

Todos os dias passava pelos seus companheiros Mas não enxergava crianças, apenas perigo Medo e preconceito eram meus parceiros Passar por vocês para mim era um castigo Hoje seria só mais um dia, nada especial Acordar, tomar um banho, beber um café forte Enfrentar o diário engarrafamento infernal Mas você surgiu e mudou minha sorte Fazia frio e caía uma melancólica garoa Você e um cão vira-lata brincavam Como se a vida fosse suave e boa Para serem felizes vocês se bastavam Embaixo de uma marquise decadente Crianças e jovens com frio, encolhidas O horror então apoderou minha mente Ao pensar na inocência e esperança perdidas Menino que brinca, fique sabendo Você é flor em meio a tanto terror Suas pétalas levadas pelo vento Encheram a praça de amor

Mesma cidade, novos caminhos

Apesar dos engarrafamentos, violência, custo de vida, transporte púbico péssimo, ainda amo minha bela cidade do Salvador. Criatura caseira que sou, não saio muito, e tem muitos lugares que não conheço, mesmo vivendo há 25 anos aqui! Dia 23 de dezembro passeei pelo centro e aproveitei para tirar algumas fotos. E no meio do caos pré natalino, encontrei um oásis de paz e beleza: O Passeio Público, um espaço com árvores, esculturas, parquinho e um teatro(o famoso Vila Velha). Já havia passado pelo seu portal dezenas de vezes, mas só havia entrado numa noite, correndo com medo do ambiente com cara de filme de terror(na época era bem tenebroso de noite) para pegar um ingresso de uma peça que nem pude ir =/ Foi bom aproveitar melhor o espaço nessa tarde.  Lindo pôr-do-sol Me imaginei morando perto, indo ler nesses banquinhos todo dia Também fotografei locais mais óbvios, mas não menos belos. Crianças correndo são sempre fotogênicas ^^ Gostei muito dessa...