Pular para o conteúdo principal

5 livros mais amados da minha estante


Primeiramente, aviso aos navegantes: Nem todos são os livros favoritos de minha vida, pois muitos dos livros que mais amei ler foram emprestados e nunca retornaram ao lar ou eu peguei emprestados com amigos e em bibliotecas e minha pãodurice não me deixou adquiri-los.
Portanto, esses são os cinco livros que mais amo na minha estante/microbiblioteca/caixotes pela casa.

Cem anos de solidão- Gabriel García Márquez
Difícil classificar essa obra. Um livro para ser degustado com calma, apreciando cada página e deixando a imaginação de levar para a delirante Macondo, cidade fictícia onde se passa a história. A cada capítulo vamos nos apaixonando mais pelos José Arcadios, Aurelianos, Úrsulas, Rebecas e outros membros dessa família assombrada pela solidão. Com muito humor, romantismo, aventuras e borboletas amarelas, esse livro marcou minha vida.
Do mesmo escritor também indico Amor nos tempos do cólera e do amor e outros demônios.

A vida como ela é- Nelson Rodrigues
Essa coletânea de crônicas me traz lembranças da infância, quando eu me esgueirava para assistir a série homônima. Assuntos como traição, sexo, loucura, amor e vingança são abordados com ironia e humor afiado. Costumo levar esse livro comigo quando saio de ônibus ou sei que terei de esperar muito numa fila. Como são textos não muito longos, dá perfeitamente para ler sem correr o risco do ponto chegar bem no meio da história.

Harry Potter (todos) – J.K. Rowling
Sem condições de escolher apenas um livro, por isso dei uma roubadinha. Marcou minha adolescência, era um doce martírio ficar esperando pelo lançamento de cada livro e caçar traduções feitas por fãs. O mundo mágico criado me ajudou a aprender a sonhar.
Da escritora também indico Morte Súbita, totalmente diferente e que conta com um dos finais mais tensos que já li em toda minha vida!


Balança, Trombeta e Battleship –Mario de Andrade
O título já chama atenção! Trata-se de um conto sobre descobertas e aventuras de um rapaz inglês (Battleship) e duas garotas brasileiras (Balança e Trombeta) que vivem de furtos e mendicância. O primeiro encontro entre eles é esquisito e cheio de desconfianças, mas uma certa afeição vai se desenvolvendo, assim como o desejo. Uma leitura deliciosa e fresca, também é boa para passar o tempo no ônibus. Essa edição ainda tem um bônus maravilhoso: Traz imagens, fotos e manuscritos, além de contar sobre o processo de criação da história.
Mais fotos porque esse livro é lindo demais!

Eu AMO essa foto. Balança e Trombeta que inspiraram Mário.
Pastores da Noite-Jorge Amado
Muita gente não gosta das obras do Jorge Amado, pois elas são cheias de estereótipos e machismo. De fato, só fui perceber essas nuances há pouco tempo, mas não consigo odiar seus livros! Talvez o segredo seja ler e refletir, percebendo que trata-se da mentalidade da época. Nesse livro temos histórias distintas, mas com os mesos personagens principais, um grupo de amigos vadios e espertalhões. Gosto especialmente da última história (Amigos do povo) pois é uma crítica muito bem feita à hipocrisia e falcatruas presentes nos meios de comunicação e política. Os que se dizem amigos do povo apenas querem alguma vantagem. A temática poderia deixar o conto maçante, mas a escrita ágil e humor deixam a leitura gostosa.
Do mesmo autor indico Capitães de Areia.



Comentários

  1. Gostei da sua seleção! Vou dizer, respeito muito quem ao fazer uma seleção vai por títulos substanciais, não fica apenas em best sellers rasinhos e leves, daqueles que se leem de uma sentada em uma tarde de verão.
    (Nada contra estes títulos, mas acho que são igual modinhas, estouram e passam logo. Uma seleção de verdade tem esses outros, títulos favoritos, que vencem o tempo, que se tornam favoritos de gerações. Por isso, parabéns!).
    Particularmente, não sou muito fã de Jorge Amado. Li um par de livros no passado, Ilhéus acho que era o título de um deles (se passava em Ilhéus, mas não lembro se o título era mesmo esse). Não curto muito o estilo e a temática, então seus livros não me chegam, não me tocam.
    O de Mario de Andrade, fiquei bem curiosa para ler! Você comentou sobre a edição que tem imagens e manuscritos, mas não nos mostrou que edição é essa para procurarmos mais especificamente. Acho que ficaria ainda melhor se colocasses foto da capa!
    Gostei muito da ideia do post. Quem sabe eu não me inspiro também a falar dos 5 livros mais amados da minha estante!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Fiquei com vontade de ler Balança, Trombeta e Battleship –Mario de Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua lista! eu adoro "a vida como ela é" :D http://karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Vim agradecer sua visita em Letras que se Movem e olha, " Cem Anos de Solidão" é um dos livros que mais me impressionou. Agora terminei de ler "Viva o Povo Brasileiro" de João Ubaldo Ribeiro e também fiquei muito impressionada. Amo leitura!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Cem Anos De Solidão...como não amar?
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Já falei demais!Deixe seu recado:

Postagens mais visitadas deste blog

O Nome da Rosa - Umberto Eco

  Li novamente essa obra, que é minha história de suspense preferida. Mas a série de mortes ocorridas em uma abadia na Itália medieval é apenas um dos elementos das múltiplas camadas desse livro. Demorei meses para percorrer o labirinto de suas páginas, tão fascinantes e misteriosas quanto a fantástica biblioteca da abadia, talvez um dos personagens mais importantes da história. Essa edição que me presenteei é linda, possui tradução dos trechos em latim e um envolvente texto escrito pelo autor, onde ele relata o processo de criação do livro, unindo humor e informação, afinal “ admittenda tibi Joca sunt post seria quaedam “

Sonhos visíveis

Sempre duvidei da lei da atração, mural de sonhos, poder da mente, dentre outros termos que na minha cabeça eram muito coisa da galera "good vibes gratiluz".  Mas 2020 foi tão complicado que resolvi aderira certas práticas, pois se bem não fizesse, tampouco pioraria a situação. Então deixei meus dois objetivos mais importantes e urgentes ao alcance de meus olhos: Escrevi sobre eles, desenhei, coloquei imagens relacionadas no papel de parede do celular, fiz colagens e deixei próxima à cama. Resultado: Ambos foram realizados.  Continuo sem acreditar em magia, ou forças sobrenaturais. Mas tenho certeza que algo em mim e na minha vida se modificou tornando meus sonhos visíveis. Ideias são poderosas demais para ficarem restritas na mente, precisam ser livre e alcançar o mundo aparente. Por isso, começo 2021 com novos murais, com objetivos e inspirações para meu crescimento profissional, acadêmico, artístico e físico.  *Me inspirou a escrever esse post: Desafio Criativo ESCREVENDO

Primeiro recebido: Omo Proteção Micelar

Você sabe que realmente virou gente grande quando fica toda feliz em receber sabão em pó! Sim, fui notada pela Omo! Recebi uma caixa da novidade "Omo Proteção Micelar", e vou contar um pouco sobre o produto: A proposta é limpar profundamente, porém sem agredir os tecidos, e sim tratando-os a cada lavagem. o sabão não tem perfume e é hipoalergênico. Ou seja, é ideal não apenas para roupas delicadas, mas também para pele sensíveis. Usei em algumas lavagens, e realmente não deixa cheiro. Mas conseguiu tirar aquela caatinga braba de suor pós academia (olha eu me expondo na internet). As roupas ficaram macias, ficou bem gostoso o toque. Achei a sensação parecida quando usamos condicionador no cabelo, saca? Parece que realmente tratou os fios dos tecidos. Fica a dica, especialmente se você não curtir cheiro forte, tiver roupas delicadas ou quiser dar uma renovada naquela peça antiga.