Leituras da Bru: Fangirl (Rainbow Rowell)

17:00


Quando uma amiga(e leitora voraz) me emprestou este livro não esperei muito dele. Já tinha lido algumas resenhas que não atraíram minha atenção, mas confesso que o livro foi uma agradável surpresa! 

Fangirl tem uma linguagem leve, bom ritmo, capítulos não muito longos e diverte bem. Nele conhecemos Cath e Wren, irmãs gêmeas univitelinas, que iniciam suas vidas universitárias. Como você deve imaginar, apesar da aparência, elas são muito diferentes: Cath é muito tímida e tem sérios problemas de socialização e autoestima. Já Wren aparenta ser muito segura, independente e um tanto controladora. Por decisão desta elas vão morar em dormitórios distintos no Campus, e então Cath precisa desenvolver suas próprias estratégias para vencer suas barreiras. 

E qual a razão do título? Cath é uma escritora de fanfics sobre uma série angustiantemente semelhante a Harry Potter. Ela é bem popular na internet, mas é relutante ao mostrar esse seu lado no mundo offline. Durante o livro lemos trechos de suas fanfics e dos "originais" da série na qual são inspiradas(Simon Snow). O interessante é que com o decorrer do livro percebemos as diferenças nos estilos. Ao começar a ler cada trecho eu já sabia quem tinha escrito: Cath ou Gemma Leslie, a autora de Simon Snow. Entretanto, há momentos que tais trechos são muito extensos, e achei a leitura um tanto maçante nessas partes. Vale ressaltar que Wren também é fã de Simon Snow, inclusive escrevia com sua irmã, mas ao entrar na faculdade deixou a série de lado, como se fosse atrapalhar sua vibe descolada.

O livro ainda traz outros elementos, como drama e romance. A mãe das gêmeas as deixou quando elas eram crianças, mas em um ponto ela tenta retomar contato. Cath é extremamente relutante a aproximação, ao contrário de Wren, que parece compreender melhor as decisões da mãe e analisar sua versão da história. Mas não achei esse ponto da trama bem desenvolvido, esperava saber mais sobre a mãe delas. Quanto ao romance, é bem fofo e previsível, me fazendo sorrir em muitos trechos.
Adorei a escolha das cores e da qualidade das folhas.
O livro me trouxe boas lembranças da adolescência e meu amor por Harry Potter. Me identifiquei muito com Cath, pois também sou tímida e gosto de escrever. Fiquei incomodada com o fato de ser fã de certo gênero literário ser motivo de "vergonha" ou ser visto como um empecilho para progredir. Mas no decorrer da trama Cath encontra seu caminho, se aventurando na escrita...e na vida =)


You Might Also Like

5 comentários

  1. Oi, Bruna!
    Vim ver as novidades. Desses livros eu não entendo naaada...rss!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros e filmes sobre gêmeas, desde que assisti Mulheres de Areia.rsrs Acho que eu leria o livro sim, mesmo com alguns pontos que você citou que achou maçante. As pessoas tendem a achar que até por ser univitelinos são iguais em tudo,e não é bem assim. Achei interessante! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna tudo bom?
    Pensei em inserir um livro da Rainbow na minha TBR de setembro e estou muito atentado a colocar Fangirl, justamente pela possibilidade de ler Carry On depois e coincidência ou não, você me faz post sobre e eu acho...deve ser destino hahaha.
    Abraços e parabéns pelo blog ^^
    Brigada Paralela

    ResponderExcluir
  4. Oiii,
    Ainda não li esse livro da autora. Já li Eleanor e Park e tive uma experiencia bacana.
    Esse vai ser o proximo que irei pegar da autora.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já falei demais!Deixe seu recado:

Like us on Facebook

Flickr Images