Pular para o conteúdo principal

Mais uma entrevista com Cyntia Bandeira Lino

Me correspondo por cartas com a Cyntia há alguns anos. Fico muito feliz com suas conquistas, dentre elas, a publicação de seu segundo livro. Conhecem um pouca mais sobre essa nova obra, que é vendida aqui.

1)Qual o tema principal do livro?
C.B.L.: Este meu segundo livro aborda sobre problemas que ocorrem na sociedade, mais especialmente, que muito entre os jovens. Um deles é o inconformismo da condição social, ou seja, a pessoa não aceita ter uma vida mais modesta. Outro problema que trato nesta obra é o malefício que aflige a grande maioria da população, mas principalmente os adolescentes e os jovens entre 18 e 27 anos de idade: O ALCOOLISMO.
2)As personagens foram inspiradas em alguém?
C.B.L.: Sim. As personagens de “A luta pela libertação” foram inspiradas em pessoas que conheci nos anos 80, principalmente em antigas colegas de escola minhas e das minhas irmãs mais velhas. Também me inspirei em membros da minha família, que já faleceram e em pessoas que iam dar palestras na escola, quando eu estava no Ensino Fundamental II e no Ensino médio(antigamente Ginásio e Colegial).
3)Considerou escrever este livro mais fácil ou difícil que o primeiro?
C.B.L.: Bem, digamos que ambas as obras foram dois grandes desafios. Este livro eu achei um pouco mais difícil que o outro, pois trata-se de problemas dos adolescentes. O universo dos jovens,parece que não, mas é muito mais complexo do que se pode supor. Eles estão numa fase demasiadamente delicada, pois tem muitos anseios e o processo de auto-aceitação é muito doloroso, é um caminho muito longo e complexo a ser percorrido. Muitas vezes,quando um jovem não consegue alcançar seus objetivos em curto tempo,ele fica frustrado e acaba entrando em caminhos muito perigosos, que podem trazer graves conseqüências.

4)Quais as semelhanças e diferenças entre esta obra e o "Desabafos de Mulher"?
C.B.L.: As grandes semelhanças entre “Desabafos de Mulher” e “A luta pela libertação” são que ambas as protagonistas tem muitos conflitos pessoais dentro de si e que nos dois livros existem muitas lições de vida. As diferenças são que Ester era muito madura, devido ao sofrimento de uma vida toda e Sirlei tinha uma postura completamente infantil, desajustada e inconseqüente. Outra diferença é que neste segundo livro, a carga dramática está,digamos,um tanto quando “condensada”. Já no outro livro, o drama era o principal pano de fundo.
5)Conte sobre o processo de criação da obra.
C.B.L.: Quando sentei para escrever este livro, pensei em criar uma história que pudesse, de alguma forma, tentar contribuir com os adolescentes. Aí, lembrei-me de histórias que eu ouvia minhas irmãs contarem nos anos 80, de palestras que assisti no final dos anos 90. Pensei durante umas duas horas, sentei na frente do computador e comecei a escrever. Esta obra foi escrita em um mês apenas. Mas levei quase um ano fazendo os cortes e as correções, com o auxílio de uma pessoa que fez a leitura crítica e deu algumas sugestões, para enriquecer o enredo.
6)Pretende escrever outros livros? Já tem alguma idéia em mente?
C.B.L.: Mas é claro! Aliás, o terceiro livro já está escrito. Está em fase de diagramação e correções. E já tenho algumas idéias para a criação da quarta obra também. Mas por enquanto prefiro não entrar em muitos detalhes. Gosto de deixar um ar de surpresa na mente dos leitores (risos).


Comentários

  1. A entrevista com Cyntia Bandeira, foi de uma sutileza incomparável. A forma como o tema foi tratado... as respostas foram dadas de forma clara. A comparação entre os livros foi fundamental para visualização das personagens. Conheci mais sobre as obras e autora. Parabéns pela inciativa da entrevista!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Já falei demais!Deixe seu recado:

Postagens mais visitadas deste blog

O Nome da Rosa - Umberto Eco

  Li novamente essa obra, que é minha história de suspense preferida. Mas a série de mortes ocorridas em uma abadia na Itália medieval é apenas um dos elementos das múltiplas camadas desse livro. Demorei meses para percorrer o labirinto de suas páginas, tão fascinantes e misteriosas quanto a fantástica biblioteca da abadia, talvez um dos personagens mais importantes da história. Essa edição que me presenteei é linda, possui tradução dos trechos em latim e um envolvente texto escrito pelo autor, onde ele relata o processo de criação do livro, unindo humor e informação, afinal “ admittenda tibi Joca sunt post seria quaedam “

Sonhos visíveis

Sempre duvidei da lei da atração, mural de sonhos, poder da mente, dentre outros termos que na minha cabeça eram muito coisa da galera "good vibes gratiluz".  Mas 2020 foi tão complicado que resolvi aderira certas práticas, pois se bem não fizesse, tampouco pioraria a situação. Então deixei meus dois objetivos mais importantes e urgentes ao alcance de meus olhos: Escrevi sobre eles, desenhei, coloquei imagens relacionadas no papel de parede do celular, fiz colagens e deixei próxima à cama. Resultado: Ambos foram realizados.  Continuo sem acreditar em magia, ou forças sobrenaturais. Mas tenho certeza que algo em mim e na minha vida se modificou tornando meus sonhos visíveis. Ideias são poderosas demais para ficarem restritas na mente, precisam ser livre e alcançar o mundo aparente. Por isso, começo 2021 com novos murais, com objetivos e inspirações para meu crescimento profissional, acadêmico, artístico e físico.  *Me inspirou a escrever esse post: Desafio Criativo ESCREVENDO

Primeiro recebido: Omo Proteção Micelar

Você sabe que realmente virou gente grande quando fica toda feliz em receber sabão em pó! Sim, fui notada pela Omo! Recebi uma caixa da novidade "Omo Proteção Micelar", e vou contar um pouco sobre o produto: A proposta é limpar profundamente, porém sem agredir os tecidos, e sim tratando-os a cada lavagem. o sabão não tem perfume e é hipoalergênico. Ou seja, é ideal não apenas para roupas delicadas, mas também para pele sensíveis. Usei em algumas lavagens, e realmente não deixa cheiro. Mas conseguiu tirar aquela caatinga braba de suor pós academia (olha eu me expondo na internet). As roupas ficaram macias, ficou bem gostoso o toque. Achei a sensação parecida quando usamos condicionador no cabelo, saca? Parece que realmente tratou os fios dos tecidos. Fica a dica, especialmente se você não curtir cheiro forte, tiver roupas delicadas ou quiser dar uma renovada naquela peça antiga.